Metodologia

(*) Atualização (15/05/2020): o Governo de Minas abriu parte dos dados em 29 de abril, 52 dias após o início deste monitoramento, e melhorou consideralvamente o nível de transparência na publicação de informações sobre a pandemia. Em 14 de maio, porém, interrompeu a divulgação dos casos notificados, após uma série de análises publicadas neste site e repercutidas na imprensa sobre a baixa testagem no estado.

Esta página monitora o novo Coronavírus nos 853 municípios mineiros. O acompanhamento começou no dia 8 de março de 2020, logo após o primeiro diagnóstico oficial de Covid-19 no estado.

Os dados são da Secretaria de Saúde e referem-se às notificações por município de residência. Assim, os casos podem ser "transferidos" após revisões, e esse fator deve ser considerado nas consultas.

(*) Os gráficos são atualizados duas vezes ao dia: a primeira, com informações sobre mortes e diagnósticos confirmados; e a segunda, com o detalhamento dos casos suspeitos (não testados) por município. Sempre que o governo não publicar o boletim epidemiológico ou o fizer com atraso, os números do dia anterior serão repetidos até que seja possível uma nova atualização.

 

Os gráficos aparecem em escala logarítmica (a distância de 1 a 10 é igual à de 10 a 100, e assim sucessivamente). Amplamente utilizado na cobertura da pandemia, esse formato permite uma melhor percepção sobre o ritmo de aumento dos números.

(*) Os dados estão sujeitos a revisões. Pode haver diferenças temporárias na comparação com outras fontes (inclusive Ministério da Saúde e prefeituras) devido ao processo dinâmico de avaliação dos casos, consolidação e divulgação das informações. Além disso, a secretaria desconsidera algumas práticas de transparência, provocando atrasos na coleta dos dados.

     Coronavírus em Minas Gerais     jornalismo.coronavirusmg@gmail.com     twitter.com/coronavirus_mg     Minas Gerais, Brasil     

CORONAVIRUS-MG.COM.BR