Metodologia

(*) Atualização (15/05/2020): o Governo de Minas abriu parte dos dados em 29 de abril, 52 dias após o início deste monitoramento, e melhorou consideralvamente o nível de transparência na publicação de informações sobre a pandemia. Em 14 de maio, porém, interrompeu a divulgação dos casos notificados, após uma série de análises publicadas neste site e repercutidas na imprensa sobre a baixa testagem no estado.

Esta página monitora o novo Coronavírus nos 853 municípios mineiros. O acompanhamento começou no dia 8 de março de 2020, logo após o primeiro diagnóstico oficial de Covid-19 no estado. As atualizações são diárias.

Os dados são da Secretaria de Saúde e referem-se às notificações por município de residência do paciente. Desta maneira, os casos podem ser "transferidos" após revisões, o que explica eventuais reduções ou valores negativos nos gráficos. Caso não encontre algum boletim no site da Secretaria, consulte o nosso arquivo.

A partir do dia 8 de abril, a Secretaria passou a excluir os óbitos do número de casos confirmados e informá-los separadamente. Em outras palavras, o número de casos por município no boletim representa desde então somente os pacientes que não evoluíram a óbito. Após consultar a Secretaria e confirmar a mudança na divulgação, o Coronavirus-MG.com.br passou a incluir os óbitos no número de casos confirmados por município, para que os dados correspondam aos totais oficiais.

A partir do dia 8 de julho, a Secretaria interrompeu a divulgação detalhada de casos recuperados por município, que havia começado em 15 de junho. Desde então, passaram a ser informados apenas os casos notificados nos sitemas E-SUS VE e SIVEP GRIPE do Ministério da Saúde, ignorando portanto os testes realizados em farmácias e laboratórios do estado. Enquanto a divulgação não era reestabelecida, a diferença em relação ao total estava sendo registrada na categoria "Importado/Indefinido".

A partir do dia 1º de agosto, a Secretaria passou a publicar uma versão reduzida do boletim aos fins de semana, sem o detalhamento de casos e óbitos por município. Desde então, os casos e óbitos confirmados aos sábados e domingos são registrados na categoria "Importado/Indefinido" e atualizados detalhadamente às segundas-feiras.

A partir do dia 8 de setembro, o governo voltou a disponibilizar o total completo de pacientes recuperados por município. A base de dados já está atualizada, portanto, com os números completos de cada município, enquanto a categoria "Indefinido/Importado" se limita novamente aos casos com residência desconhecida ou de pacientes que vivem em outro Estado ou País e foram atendidos em Minas Gerais.

Os dados estão sujeitos a revisões. Pode haver diferenças temporárias na comparação com outras fontes (inclusive Ministério da Saúde e prefeituras) devido ao processo dinâmico de avaliação dos casos, consolidação e divulgação das informações.

     Coronavírus em Minas Gerais     jornalismo.coronavirusmg@gmail.com     twitter.com/coronavirus_mg     Minas Gerais, Brasil     

CORONAVIRUS-MG.COM.BR