Missão

(*) Atualização (15/05/2020): o Governo de Minas abriu parte dos dados em 29 de abril, 52 dias após o início deste monitoramento, e melhorou consideralvamente o nível de transparência na publicação de informações sobre a pandemia. Em 14 de maio, porém, interrompeu a divulgação dos casos notificados, após uma série de análises publicadas neste site e repercutidas na imprensa sobre a baixa testagem no estado.

Acreditamos na informação como um poderoso remédio contra o novo Coronavírus (Covid-19).

 

Desde a Lei de Acesso (2011), os dados produzidos e custodiados pelo poder público devem ser disponibilizados ativamente, conforme "a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção".

 

O Governo de Minas Gerais, contudo, divulga dados parciais e em formatos que dificultam a sua extração e análise por jornalistas, comunidade científica e sociedade civil. Algumas dessas informações permanecem disponíveis nos sites oficiais por no máximo 24 horas.

 

A missão deste projeto é coletar, organizar e abrir esses dados, na intenção de contribuir para reportagens, estudos e ações práticas de combate à pandemia e à desinformação nos municípios mineiros. A planilha que alimenta os gráficos está disponível para consulta e download.

 

Você pode ajudar:

- Citando esta página como fonte em suas reportagens e análises;

- Compartilhando esta página nos seus aplicativos de mensagens e redes sociais;

- Enviando sugestões e dúvidas por meio do nosso formulário de contato;

- Pedindo mais transparência ao governo estadual.

     Coronavírus em Minas Gerais     jornalismo.coronavirusmg@gmail.com     twitter.com/coronavirus_mg     Minas Gerais, Brasil     

CORONAVIRUS-MG.COM.BR